Enem: grupo exibe cartazes contra ansiedade e inseguranças
Manifestantes dão apoio aos candidatos que prestam o segundo dia de provas do Enem, realizado neste domingo (11)
“Algo grandioso acontece quando você tenta de novo” e “Voe o mais alto que você puder” são algumas das frases nos cartazes expostos por manifestantes em frente a Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo — um dos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A prova está sendo realizada neste domingo (11) em todo país.
O propósito do grupo é manifestar contra a ansiedade e o medo do futuro. A idealizadora do projeto, chamado “Manifesto 29”, Naara Saboia, conta que a iniciativa surgiu em 2012, quando era estudante em um cursinho pré-vestibular. Naara brinca que este tipo de projeto "sempre surge de uma problemática pessoal".
“A gente quer trazer uma quantidade de pessoas com essas placas, para dar maior impacto de longe. As letras são grandes para isso”, explica. Hoje, o projeto conta com o apoio de outros grupos, como o Colab Alcance, e voluntários.
O sonho é que o projeto chegue a todo Brasil. "Um [estado] já fez domingo passado e dois estão fazendo hoje, mas a ideia é chegar nos 27 estados", conta Naara.
Na frente da Uninove, uma estudante chegou atrasada e não conseguiu entrar no local de prova. Uma integrante do grupo foi atrás dela imediatamente, deu um abraço e falou palavras de consolo.
Além do projeto com os cartazes, o grupo realiza o envio de cartas, escritas por professores e voluntários, com o mesmo objetivo: driblar a ansiedade. São textos motivacionais e desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário