O Preconceito trata-se de um conceito associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo, cujos preconceituosos atribuem um juízo de valor sobre determinado aspecto seja a classe social, a cultura, a religião, a etnia, a cor da pele, a preferência sexual, dentre outros.
Existem diversos tipos de preconceito, por exemplo, com as mulheres, (machismo, misoginia ou sexismo), com os homens (misandria), os judeus (antissemitismo), os deficientes físicos, a faixa etária, a aparência (estereótipos), o peso (gordofobia), dentre outros.
Note que o preconceito é um conceito criado e muitas vezes está associado aos rótulos ou estereótipos que se desenvolveram na sociedade.
Nesse sentido, quando vemos uma pessoa toda tatuada logo associamos que esse indivíduo é drogado, ou quando uma pessoa é gorda, atribuímos apreciações do tipo: "esse indivíduo só pensa em comer e não se cuida".
O bullying e o cyberbullying são tipos de preconceito que foram cunhados atualmente para designar as torturas física e verbal contra uma pessoa seja de maneira real ou virtual. Já a misantropia (ou antropofobia), o contrário de filantropia, é um tipo de preconceito determinado pelo ódio à humanidade ou à raça humana.
Vale ressaltar que todos os tipos de preconceito geram hostilidade e violência (física ou verbal), e estão intimamente relacionados à irracionalidade e ignorância, geralmente associados a uma ideologia.
Classificação
Há diversos tipos de preconceito, sendo que os mais comuns são:
- Preconceito Racial: está associado à etnia, raça e aos aspectos físicos, por exemplo, o racismo. Isso pode ocorrer entre pessoas de diferentes aspectos de cor de pele, sendo mais comum entre brancos e negros. donde os primeiros, decorrente de aspectos históricos, se sentem superiores aos outros. Vale lembrar que práticas racistas são consideradas crimes em diversos países do mundo.
- Preconceito Social: associado à classe social e definido pelo status social de determinados indivíduos. Geralmente ocorrem entre dois grupos principais: os ricos e os pobres, sendo que os primeiros se sentem superiores aos outros por possuírem mais bens materiais e facilidades de acessos.
- Preconceito Cultural: associado as diferenças culturais que existem, por exemplo o etnocentrismo e a xenofobia. O etnocentrismo define as atitudes de certos indivíduos que consideram seus hábitos e condutas como superiores aos de outras culturas. Por sua vez, a xenofobia determina à aversão aos estrangeiros que surge geralmente por diversos fatores históricos, culturais e religiosos.
- Preconceito Linguístico: está associado aos idiomas e ainda, a maneira de falar, desde abreviações, gírias, dialetos, sotaques, dentre outros. No Brasil, notamos muito o preconceito linguístico entre as diversas regiões do país, uma vez que existem diversos sotaques. Assim, os paulistas acreditam que o modo de falar deles é superior aos dos nordestinos, por exemplo.
- Preconceito Religioso: está associado à religião sendo desenvolvido pela intolerância religiosa. Ocorre quando indivíduos não aceitam a diversidade religiosa e atribuem determinados juízos de valor sobre outras crenças, muitas vezes, sem fundamentação. Diversos conflitos desenvolvidos atualmente no Oriente Médio demostram esse tipo de preconceito, o qual tem ceifado diversas vidas.
- Preconceito Sexual: associado as preferências sexuais de cada indivíduo, por exemplo a homofobia ou heterofobia. Assim, o primeiro trata-se do preconceito desenvolvido sobre as pessoas que possuam relações homo afetivas, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo. Já a heterofobia é o preconceito de pessoas que apresentam hostilidade entre as relações heterossexuais, ou seja, entre pessoas de sexo oposto.
L
Nenhum comentário:
Postar um comentário