quinta-feira, 2 de agosto de 2018

RAP, RACIONAIS MC´S - ATUALIDADES

Na semana passada,  no 23 de maio, a Unicamp divulgou a lista com os nomes das obras obrigatórias para o vestibular 2020.  Na lista, o álbum “Sobrevivendo no inferno” do grupo Racionais Mc’s se destaca como uma das obras exigidas, não apenas por se tratar de um álbum musical que nos ensina ritmo e poesia, mas também por nos trazer raps cujas letras nos ensinam história, política, racismo, exclusão social e a luta por direitos.O disco retrata o cotidiano do jovem negro na periferia, o sentimento de revolta e a luta para sobreviver num Estado que tira violentamente a vida de 23 mil jovens por ano. Os raps escancaram o dia-a-dia emocional e social do negro periférico, dissecando a exclusão racial que existe no país.
Lançado em dezembro de 1997, Mano Brown tinha 27 anos e se declarava um sobrevivente no inferno da periferia de São Paulo de um país que sistematicamente extermina sua população negra há séculos, dando voz a muitos outros negros que sobrevivem na selva urbana, cujo maior vilão é o Estado e o racismo estrutural.
Mais que uma aula de poesia e métrica, “Sobrevivendo no Inferno” é uma aula de história, racismo, violência, direitos e literatura. Mais especificamente, o álbum faz uma crônica da violência, exclusão, discriminação, racismo e falta de oportunidades à juventude negra.
http://justificando.cartacapital.com.br/2018/05/28/sobrevivendo-no-inferno-e-uma-aula-de-historia-politica-racismo-e-luta-por-direitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enem - 2018

ENEM 2018 Enem: grupo exibe cartazes contra ansiedade e inseguranças Manifestantes dão apoio aos candidatos que prestam o segundo di...